Trazendo informação do mundo pet

Campanha do Novembro Azul também é válida para cães e gatos

160

O câncer se desenvolve em animais, assim como em humanos. Incidência é relativamente pequena, mas a prevenção também é importante.

O novembro azul é um movimento de conscientização a respeito de doenças que afetam a saúde do homem, sendo que as campanhas dão mais ênfase na prevenção do câncer de próstata. Mas não são apenas os humanos que precisam passar por exames preventivos. Isso porque esse tipo de câncer também se desenvolve nos animais domésticos.

No entanto, a incidência é maior em cães de grande porte. Normalmente, os sintomas começam a surgir nos pets mais idosos, entre 8 e 12 anos. O tumor apresenta alto grau de malignidade, causando metástases, ou seja, afetando vários outros órgãos. A dificuldade para defecar, incontinência urinária, complicação respiratória, constipação intestinal e perda de peso são os principais sintomas.

A prevenção é essencial. Levar o animal periodicamente ao médico veterinário é muito importante. Diagnosticar a doença ainda na fase inicial colabora e muito no tratamento. O médico veterinário Tiago Ladeiro de Almeida, de Sorocaba (SP), explica que os tumores não possuem uma causa específica para aparecer. Segundo ele, algumas alterações são benignas, como alguns adenomas, relacionadas a estímulos hormonais.

Comentários
Carregando...