Como treinar o cãozinho a usar coleira e guia?

291

Uma das principais coisas que você deve ensinar o seu filhote de cachorro é passear com a coleira e guia.  Mesmo se o seu cachorro ande do seu lado, é importante que ele fique de guia quando for passear.  Além disso, ensinar o seu cão desde cedo a caminhar na guia ajudará a prevenir problemas de puxar na guia.

Abaixo, segue algumas dicas para ajudá-lo a treinar o cachorro a usar guia e coleira:

  1. Comece cedo

Antes de levar o seu cachorro para passear, consulte o seu veterinário e confirme que todas as vacinas do seu pet estão em dia e que ele já pode sair para a rua.  Mesmo se o filhote não estiver liberado para sair de casa, você ainda consegue apresentar a coleira e guia para ele dentro do seu lar.  Isso é algo positivo e pode ajudar a preparar o seu cachorro para o dia que ele sair para caminhar.

  1. Primeiro introduza a coleira

Compre uma coleira indicada para o porte e estrutura física do seu cachorro.  Se você optar por utilizar um peitoral no seu cão, use a coleira para colocar a identificação do seu cachorro caso ele se perder de você.

No começo, coloque a coleira no filhote por alguns minutos e remova.  A coleira não pode ser uma experiência negativa para ele então se ele não tolerá-la, remova a coleira e tente novamente somente no dia seguinte.  A introdução da coleira deve ser feita gradualmente e deve remeter sentimentos positivos para o seu cachorro.  Por esse motivo, sempre que colocar a coleira nele, dê petiscos ou brinque com ele, de forma que ele associe a coleira a algo legal.  No futuro, isso não será mais necessário dado que ele associará a guia e coleira com o passeio.

Verifique com frequência se a coleira está confortável no seu cachorro.  Ele crescerá rapidamente e provavelmente será necessário ajustar a coleira ao longo do tempo.

  1. Depois apresente a guia e treine o filhote a passear

Depois que o filhote estiver acostumado com a coleira você deve começar a acostumá-lo com a guia. Para isso encaixe a guia na coleira, mas não segure a guia na sua mão, deixe-a solta. Assim o filhote vai se acostumar a andar com a guia presa à coleira, mas sem a pressão e força que aconteceria caso você estivesse segurando a guia na mão.

É possível que o seu cachorro fique curioso com a guia e queira brincar com ela.  Aos poucos, tente pegar a guia gentilmente, falando carinhosamente com o seu pet.

No começo, simplesmente segura a guia, sem se mover de forma explicar para ele que você é quem está com o controle da guia.  Aos poucos, conforme o filhote se acostumar com a guia, você pode dar alguns passos pela casa.  Se ele se sentir desconfortável, tire a guia e espere algumas horas antes de tentar novamente.  Se ele aceitar, deixe por alguns minutos, recompense-o e remova a guia.  Aos poucos vá aumentando o tempo de treinamento.

O que fazer quando o filhote puxa demais?

Alguns filhotes adoram puxar na hora de passear.  Nesses casos, o problema deve ser tratado com paciência e não com broncas ou trancos na guia.

Não deixe o filhote aprender que puxar na guia significa que ele vai chegar aonde quer ir mais rapidamente.  Quando ele te puxar, simplesmente pare.  Logo, ele entenderá que puxar na guia significa que ele não chega onde quer ir.

Outra forma de desincentivar que o filhote puxe na guia é mudar de direção sempre que ele puxar.  Faça isso gentilmente, sem puxá-lo ou estressá-lo.  Ao mudar de direção, você está sinalizando para o seu cachorro que ele não está sendo bem-sucedido na estratégia dele. Aos poucos ele irá se acostumar a obedecer a você.

Caso esteja sendo muito difícil ensinar o filhote a parar de puxar consulte um adestrador.  Consulte o seu veterinário para ver qual é a guia e método de passeio mais indicado para o seu cachorro.

Comentários
Carregando...