COMPARTILHAR

Raça São Bernardo

São Bernardo é uma raça de cachorro natural dos Alpes suíços. Foi desenvolvida a partir de cruzamentos de antigos molossos levados à região pelas tropas de Roma. Sua sobrevivência foi garantidas graças aos monges, que, desde 1660, passaram a cria-los em um monastério chamado Hospice du Grand St. Bernard, localizado em um dos pontos mais altos daquelas montanhas e local por onde os viajantes passavam para cruzar os Alpes. De acordo com historiadores, o primeiro propósito dos cães da raça São Bernardo foi o de proteger a propriedade, seguido então das missões de resgate, que iniciaram-se no século XVIII. Era sua função encontrar vítimas soterradas e buscar auxílio junto aos monges caso o acidentado não pudesse mover-se. Como aconteceu com inúmeras raças na Europa durante as guerras mundiais, estes cães quase desapareceram e, para que não sumissem totalmente, foram cruzados com cães da raça Terranova, o que fez com que surgisse sua variação de pelagem longa.

raça São Bernardo pertence ao grupo dos cães de trabalho e utilidade e é considerado um cão de guarda e de salvamento.

O São Bernardo é um cachorro forte, de peito bem arqueado e ombros largos. É um excelente companheiro, que adora as crianças e respeita seu dono. O cão São Bernardo é fiel e devotado à sua família, é muito tranquilo e gosta de companhia.

Ao contrário do que muitos podem pensar, os cães da raça São Bernardo não são de difícil manutenção. Trata-se de uma raça ideal para casas com bastante área livre, como sítios e chácaras. Para os cães da raça São Bernardo que não tenham um grande espaço em casa, são necessários passeios regulares de coleira para proporcionar a dose ideal de exercício diário. Para as crianças, o cão São Bernardo é um grande amigo e companheiro. Sempre muito bem humorado, adora uma boa brincadeira. O cão da raça São Bernardo faz novos amigos com facilidade, mas na ausência de seu dono, os exemplares da raça tendem a defender seu território, procurando afastar qualquer pessoa estranha à casa.

O tamanho mínimo para um São Bernardo macho é de 70 cm, medidos sempre a altura da cernelha. Já para as fêmeas a altura mínima é de 65 cm. Os cães de pelo curto são geralmente mais leves, atingindo cerca de 75 kg (machos) e 65 kg (fêmeas). Os machos de pelo longo pesam entre 80 kg e 100 kg, enquanto as fêmeas pesam até 85 kg.

Ficha da raça São Bernardo

País de origem – Suíça
Nome original – Saint Bernardshund / Bernhardiner
Grupo 2 – Pinscher, Schnauzer e Molossóides
Utilização – Guarda e companhia
Porte – Gigante
Necessidade de exercício diário – Média / Alta
Temperamento – Amigável, calmo, vigilante
Adestrabilidade – Média

Comentários

Comentário

COMPARTILHAR