COMPARTILHAR

Escovar os dentes do cachorro é uma atividade muito importante para garantir que seu cão não sofra de problemas na gengiva, de placas, ou tártaro. Em situações muito extremas o tártaro pode ser fatal, o que torna o cuidado bastante necessário. Além disso, a escovação ajuda a lidar com o mau hálito já conhecido de nossos cães.

A tarefa de escovar os dentes do cachorro certamente não é fácil, mas torná-la uma prática regular torna tudo mais fácil. Além disso, o cão pode se habituar ao ritual, e o procedimento pode tornar-se muito tranquilo com o tempo.

 

Veja como escovar os dentes do cachorro, assim como as principais dicas para não cometer erros:

Quando começar?

A ideia é acostumar o cão o quanto antes. Se você começar a escovar os dentes do cachorro quando ele ainda é um filhote e estiver em fase de aprendizagem, ele logo aprenderá o procedimento como parte da rotina.

Idealmente, a escovação deve ser um procedimento diário, mas cães com a saúde bucal em dia podem prevenir-se de doenças escovando três vezes por semana.

Ferramentas

Antes de mais nada: nem pense em utilizar o mesmo tipo de material que você utiliza para a escovação humana. Escovar os dentes do cachorro exige equipamento especial: escova de dentes com cerdas e angulação apropriadas para cães, pasta de dente especial, e – especialmente no início da adaptação – algum tipo de recompensa para o cão.

Como alternativa à escova, pode se usar o escovador de dedo, que consiste em um dedal para o indicar, e permite mais controle e precisão – especialmente para cães pequenos, que não oferecem muitos riscos de acidentes. Nunca utilize pasta de dente comum para escovar os dentes do cachorro, pois ela pode causar vômitos e outros sérios danos ao trato digestivo do cão ao longo dos anos.

A hora correta

Especialmente quando você está acostumando o cão à escovação, o momento não pode ser simplesmente imposto por você. É importante que você torne a experiência agradável e positiva na memória do cão. Assim, ele não fará grandes complicações para permitir que você escove os dentes dele.

Escolha um momento em que ele não esteja agitado nem nervoso. Lembre-se que um cão aprende seus hábitos por associação. Se você tornar a escovação um momento desagradável frequentemente, ele raramente vai ajudar na tarefa.

Se ele começar a apresentar sinais de nervosismo, pare enquanto a experiência ainda não se tornou difícil demais. Mesmo que você ainda não tenha terminado de escovar os dentes do cachorro, é melhor “parar enquanto está bom”, para não gerar um trauma.

Como escovar os dentes do cachorro?

Coloque-se em posição de igualdade (tente não ficar muito acima do cão, ou pelas suas costas, para não parecer nada muito impositivo). Teste com seus dedos se o cão permite que você mexa em sua boca.

Então comece a escovar os dentes do cachorro pelos dentes da frente, fazendo movimentos circulares leves. Não deixe que a escovação leve mais do que dois minutos, para não estressar o cão. Durante o processo, converse com ele em tom agradável, para tornar a experiência positiva para ele.

Quando terminar, faça carinho e dê alguma recompensa, com bastante atenção e brincadeiras, tentando fazer com que ele associe este resultado à escovação pela qual ele passou.

 

 

 

Comentários

Comentário

COMPARTILHAR