Mantenha seu cão mais elegante e em boa forma física

255

Tal como acontece com os seres humanos, os cães ganham peso quando eles consomem mais energia do que necessitam; esse excesso de energia, por sua vez, é armazenado no corpo sob a forma de gordura. A obesidade é considerada como uma entidade mórbida e, em cães, pode ser prejudicial para as articulações, a pele, o coração e muitas outras áreas do corpo, reduzindo a expectativa de vida.

Ao adquirir peso, os cães necessitarão de um manejo cuidadoso e intensivo com um programa personalizado de redução do peso, mas sempre estarão sob risco de obesidade. Assim, é bem melhor tomar medidas para manter seu cão em um peso saudável desde o início, ajudando a mantê-lo em boa forma e feliz.

Então, como você pode ajudar a manter seu cão elegante e em boa forma física?
•    Durante o crescimento, fique atento ao nível de condição corporal e à velocidade de crescimento de seu filhote para garantir que ele está recebendo a quantidade certa de alimento. Peça ajuda ao veterinário. Lembre-se de que as porções nutricionais recomendadas são simplesmente diretrizes e talvez tenham de ser ajustadas de acordo com as necessidades individuais do animal.
•    Peça orientação ao veterinário sobre o Escore de Condição Corporal, um método simples de avaliar e monitorizar a condição corporal.
•    Uma vez castrado, as necessidades energéticas de seu cão sofrerão mudanças; com isso, o ganho de peso será um risco se isso não for levado em consideração imediatamente. Fale com seu veterinário sobre a forma não só de ajustar o consumo calórico, mas também de monitorizar o peso e a condição corporal de perto.
•    Adquira o hábito de pesar seu cão regularmente desde muito cedo, para que você tenha consciência de quanto ele deve pesar e possa detectar quaisquer alterações antes que elas evoluam para um problema.

•    Evite o fornecimento de uma quantidade excessiva de petiscos e guloseimas, mas contabilize qualquer quantidade extra de alimento na ração diária de seu cão.

  • A prática regular e frequente de exercícios é realmente importante. Incorpore-a na rotina de seu cão desde cedo. Certifique-se de que os exercícios não são muito prolongados nem cansativos para os filhotes.
Comentários
Carregando...