COMPARTILHAR

Apesar de as raças terem características diferentes entre si, com algumas podendo ser mais possessivas, outras sendo mais amigáveis e algumas mais reservadas, não existe uma raça de cachorro que tenha a personalidade mais forte do que as outras.

É verdade que algumas raças podem ser um desafio maior na hora de se treinar, mas o comportamento e o temperamento de um cachorro são definidos mesmo pela maneira com a qual ele é criado.

As influências no seu temperamento surgem desde o momento em que ele chega na sua casa nova e, a partir disso, uma série de fatores irá influenciar na formação da identidade do seu cachorro. Conheça a seguir alguns dos fatores que podem interferir no temperamento do seu cão, além de algumas dicas de como melhorá-lo.

O que influencia no comportamento dos cachorros?

Assim como na formação da nossa identidade, são diversos os fatores internos e externos que determinam como um cachorro irá se comportar.

Raça

Apesar de não ser o que vai definir o temperamento de um cachorro, a raça do animal tem uma forte influência para começar. Isso acontece devido à carga histórica de cada raça.

Algumas raças foram usadas ao longo da história como cães de guarda, outras como cães pastores, esses traços irão influenciar diretamente nas características individuais de cada cachorro, apesar de poderem ser trabalhadas e modificadas ao longo da sua criação.

Criação

Existem cachorros muito diferentes entre si dentro da mesma raça. Isso acontece porque cada cachorro é criado de uma maneira diferente pelos seus donos.

Os elementos que podem determinar essa variação variam desde o tratamento que os donos dão para cada cachorro: a frequência que brincam com eles; quanto tempo passam juntos; se costumam dar muita bronca neles, até o número de pessoas com as quais os cachorros socializam, se eles costumam passear e que outros animais eles conhecem.

Temperamento

O temperamento sofre grandes influências da raça de cada cachorro, uma vez que é ele o que determina como os cachorros irão reagir a situações de medo, estresse, ansiedade, animação e assim por diante.

Apesar de cachorros de grande porte saberem, normalmente, como se defender, e partir diretamente para a defensiva ou para o ataque quando sentirem a si mesmos, ou os seus donos, ameaçados, uma parte desse comportamento vem do exemplo dos seus donos.

Principalmente com os cachorros de pequeno porte, o que acontece é que os animais olham para os seus donos como exemplo, então se você espera que o seu cachorro seja corajoso, seja um exemplo de coragem, da mesma forma, se você for agressivo com o seu cachorro, ele será agressivo com o mundo.

Ambiente

Por fim, o ambiente é um elemento que também tem grande influência no temperamento de um cachorro. Um cachorro que passa grande parte do seu tempo em algum lugar pequeno ou fechado, com pouco contato com humanos ou outros animais, terá uma personalidade um pouco mais difícil de lidar.

Ao mesmo tempo, um cachorro que tem um amplo espaço e alguém para brincar, que socializa e pode passear, será muito mais fácil de tratar.

Como posso melhorar o comportamento de um cachorro?

Se você acha que a personalidade forte do seu cachorro está interferindo no seu bem-estar, ou no bem-estar dele, talvez seja hora de algumas mudanças na sua rotina e do animal. Essas mudanças já serão um grande passo para melhorar o temperamento do seu cachorro.

Socializar é chave

A maior parte das técnicas para melhorar a personalidade do seu cachorro é mais eficaz quanto mais cedo forem exercitadas. Um cachorro com uma rotina mais socializada, que conhece e interage com diferentes pessoas e outros animais, tem muito mais chances de ser mais amigável e dócil com visitas, além de ser mais fácil de lidar com o próprio dono.

Leve seu cachorro para passear

O simples fato de levar seu cachorro para passear mostra para ele que não há motivos para se sentir ameaçado pelo mundo lá fora. Essa atividade vai garantir que ele não seja tão agressivo com pessoas novas que comecem a frequentar a casa.

Deixe outros participarem na criação do seu cachorro

Algo que ajuda bastante o temperamento dos cachorros, é garantir que ele interaja com várias pessoas, não apenas com seu dono. Então procure envolver seus amigos e familiares na criação do cachorro, seja ajudando com a alimentação, brincando com eles uma vez ou outra ou participando de passeios e momentos de recreação.

Comentários

Comentário

COMPARTILHAR