Trazendo informação do mundo pet

Raça Gato Azul Russo

51

Descrição do Azul Russo


Especificações do Azul Russo

Tamanho

20 a 30 cm

Peso

3 a 6 kg

Pelagem

A pelagem da raça de gato azul russo é curto e em camada dupla, muito densa e macia. A coloração que define a raça é azul-acinzentada.


Saiba mais sobre raça

A saúde do Azul Russo

Aqui vai uma boa – na verdade ótima – notícia para quem está pensando em ter um gato azul russo: ele é muito resistente. Geralmente os gatos de raça tem alguns problemas específicos dessa raça, mas isso não se encaixa para o russo azul! Ele não apresenta nenhuma propensão a ter problemas de saúde genéticos e nem mesmo crônicos. Por esse motivo, ele tem uma expectativa de vida bastante alta. No entanto, apesar dos problemas de saúde serem raros, é preciso prestar atenção ao apetite do russo azul. Ele é muito exigente com horários para comer e pode acabar comendo demais se isso não for observado. Se isso acontecer, ele pode acabar se tornando um gato obeso. Converse com um veterinário para garantir as melhores escolhas alimentares, como a ração mais adequada, para o seu gato azul russo. Elas são necessárias para garantir que ele continue um gato forte e saudável.

Temperamento do Azul Russo

O gato azul russo é um gato muito tranquilo e amável. A raça é considerada muito dócil e sensível, sendo ótima companhia para pessoas que também são muito tranquilas e caseiras. Ele gosta de ficar em contato com seus donos e geralmente escolhe um favorito – muitas vezes o que está em casa com mais frequência. No entanto, ele é um gato tímido e bastante desconfiado com relação a estranhos, mantendo distância na presença de desconhecidos.

Inteligência e Obediência do Azul Russo

O gato azul russo é considerado um animal muito inteligente. Uma das suas características mais marcantes é a sua independência. Mesmo sendo gatos muito apegados aos seus donos, capazes de criar laços profundos com a família da qual faz parte e que adoram passar horas recebendo carinhos de seus tutores, o azul russo consegue se divertir sozinho por muito tempo. Apesar de ser brincalhão, ele é muito elegante e por isso não deixará uma bagunça nos lugares em que brincar. Além disso, a raça de gato azul russo é também conhecida por ser de gatos muito educados e obedientes. Eles são facilmente treináveis, muitas vezes apenas o “não” basta para que entendam quando não podem fazer algo e ensinar truques para essa raça é considerado fácil. Sua desconfiança também é uma característica de sua inteligência. Ele gosta de analisar muito bem as pessoas antes de interagir com elas para garantir que elas não irão machucá-lo.

Expectativa de vida do Azul Russo

Expectativa de vida do Azul Russo Por ter uma saúde muito boa e nenhum problema genético ou crônico, a raça de gato azul russo tem uma expectativa de vida alta, em torno de 10 a 15 a anos. No entanto, justamente por sua saúde ser considerada muito boa essa idade é comumente ultrapassada.

Cuidados específicos do Azul Russo

Por ter uma pelagem de dupla camada, é preciso prestar atenção especificamente para o pelo do azul russo. Ele precisa ser escovado com frequência, em geral duas vezes na semana para garantir uma boa distribuição dos pelos.

Curiosidades do Azul Russo

A primeira aparição do Azul Russo foi em Londres, no Palácio de Cristal, para uma exposição de beleza em 1875. A raça foi reconhecida apenas em 1912 pelo Conselho de Governadores do Cat Fancy. Durante a Segunda Guerra Mundial a raça quase desapareceu. Sua sobrevivência se deu devido ao cruzamento da raça com outros parecidos. Na Grã-Bretanha, foi com Siameses e British Shorthair.
Comentários
Carregando...