RAÇAS RARAS: Conheça o cão da raça Terra Nova

664

Assim como a de tantas outras, a origem da raça Terra Nova é incerta. Umas das prováveis teorias sustenta que os ingleses foram os introdutores da raça na vasta ilha de Terra Nova, situada ao norte do continente americano. Alguns admitem esta hipótese, mas afirmam, no entanto, que o verdadeiro Terra Nova, isto é, o de pelagem totalmente preta é autóctone da ilha.

Outras teses também são frequentemente citadas, como a que sustenta que a raça se formou como resultado de cruzamentos entre o Labrador Retriever e cães de trenó escandinavos, levados a ilha por pescadores noruegueses. Seja como for, os cães da raça Terra Nova tornaram-se grandes auxiliares do homem. Fortes, altruístas, e plenamente acostumados ao ambiente aquático, são utilizados até hoje como salva-vidas, cão de guarda, companhia, guarda de crianças, cão d’água, entre outras tantas funções.

O Terra Nova é também um grande companheiro. É um cachorro um pouco preguiçoso, porém muito valente. É conhecido por ser um cão amoroso com as crianças, fiel, e excelente protetor. Um cachorro (cães machos) da raça Terra Nova pode chegar a altura de até 72 cm, medidos sempre a altura da cernelha.

  Ficha da Raça
Raça Terra Nova
País de origem Canadá
Nome original Newfoundland
Grupo 2 Cães de Guarda e Utilidade
Utilização Cão de Trenó e Cão D’Água
Porte Grande
Necessidade de exercício diário Média
Temperamento Alegre, Gentil, Sereno
Adestrabilidade Média / Alta
Comentários
Carregando...