COMPARTILHAR

Ensinar um filhote a fazer xixi e cocô no lugar certo não é difícil, mas requer paciência. Ao contrário dos gatos, os cães não nascem sabendo onde devem fazer xixi e cocô. Portanto precisamos ensiná-los de forma bastante clara. Esta é a primeira regra que se deve ensinar ao filhote.

Se o seu caso é de um filhote que acabou de chegar na sua casa, a coisa é bem simples. Os filhotes, principalmente as fêmeas, costumam “anunciar” que vão fazer xixi ou cocô: elas param de perna aberta, balançam a bundinha, e começam a agachar. Neste momento pegue-o no colo, e leve-o ao lugar certo. Como ele ainda não tem controle, começará a fazer o xixi (ou cocô) assim que você colocá-lo no chão. Então faça a maior festa para seu filhote! Elogie-o, dê um petisco, etc. Faça tudo isso enquanto ele estiver fazendo o xixi. Desta forma, ele irá saber que quando faz o xixi ou o cocô naquele lugar, você fica feliz.

Se ele voltar a fazer xixi no lugar errado, brigue com ele, pegue-o no colo, e leve-o de novo ao lugar certo. Então volte a elogiá-lo. Assim fica bem claro o CERTO e o ERRADO. Não vai demorar muito para ele ir sozinho ao local certo para fazer xixi ou cocô. Tome o cuidado de escolher como banheiro dele um local de fácil acesso, que não tenham portas no caminho, etc.

Este treinamento vai exigir de você, pelo menos inicialmente, uma vigilância constante. Por esta razão, quando você não puder ficar de olho no seu filhote, deixe-o restrito a uma área da sua casa (ou apartamento) que englobe o banheiro dele. Em apartamentos, o melhor é deixá-lo restrito à área de serviço e, se for preciso, forre toda a área com bastante jornal. Com o tempo, vá colocando jornal numa área cada vez menor.  Outra opção que tem se mostrado muito eficiente é o uso de tapetes higiênicos.

Se seu cão já fez 4 meses e ainda não aprendeu onde deve fazer xixi ou cocô, então este treinamento será mais trabalhoso. Isto porque ele já elegeu lugares onde ele faz xixi e cocô, e provavelmente você não concordou com os locais que ele escolheu; e ele já tem controle urinário, o que faz com que o treinamento que descrevo acima não funcione, já que assim que você pegá-lo no colo, ele irá segurar o xixi até que possa voltar ao local que ele acredita ser o certo.  Para resolver este problema você terá que comprar um repelente de cães (interno se for dentro de casa, ou externo se for no quintal) e passar no local onde ele costuma fazer o xixi e o cocô. Este repelente tem um cheiro ruim, o que fará com que ele não chegue perto deste local.

wordpet_meu_cao_companheiro_728x90-r01

Comentários

Comentário

COMPARTILHAR